ASSEMBLEIA-GERAL DA FILARMONICA DO CRATO

A Filarmónica do Crato realizou a sua Assembleia-Geral anual a 29 de janeiro de 2014, quarta-feira. A mesma contou com a presença de poucos associados e focou os habituais pontos, ou seja, abordou o Relatório da Atividades e a conta de gerência de 2013 e o Orçamento e Plano de Atividades para 2014.

Das atividades previstas para 2013 verificou-se que as mesmas foram cumpridas praticamente na íntegra. Apenas não se conseguiu cumprir a obra da instalação elétrica (tão necessária) no auditório, no entanto, a mesma está em vias de se concretizar. A banda possui 60 elementos, os mais velhos têm 71 e 67 anos e os mais novos possuem 9 e 10 anos embora já toquem há um ano. A Escola de Música voltou a fornecer elementos, contudo o ano não foi dos mais fartos, entraram apenas 2 novos executantes, porém a nossa banda juvenil é integrada por quase 30 elementos e na páscoa irão entrar 7 novos músicos aguardando-se mais entradas em dezembro. A Banda cumpriu 87 ensaios e atuou em 30 eventos (mais 3 que em 2012) destacando-se as atuações em direto para a RTP – Verão Total” e “Cartaz Cultural” da SIC e a segunda presença, desta vez com transmissão televisiva em direto (RTP) das comemorações nacionais do 1º de Dezembro em Lisboa. Como já é tradição, cumpriu-se mais um encontro de bandas no Crato, em maio, e as congéneres convidadas foram a de Unhais da Serra e de Vila Real de Santo António. Em julho, a nossa banda participou mais uma vez no Festival de Bandas do Norte Alentejano (em Fronteira) constituindo-se como uma das únicas bandas totalistas neste certame. Na Rota dos Coretos a Filarmónica do Crato foi a única banda distrital que efetuou dois concertos, um no Crato e outro em Gáfete. O número de serviços remunerados subiu de 4 para 6.

Depois de em 2012 o saldo da gestão ter sido negativo devido a muitos fatores mas especialmente devido às obras no auditório e na casa da banda, 2013 trouxe uma recuperação considerável, o que permitiu uma gestão positiva em cerca de 11.500€.

Para 2014 a Filarmónica do Crato já se está a apresentar com o seu logotipo reformulado sendo a primeira iniciativa das comemorações dos 170 anos desta banda visto que o primeiro registo é da Sociedade Harmónica e data de 1844. Ao longo do ano irão ser desenvolvidas várias atividades que irão marcar tão importante data.

Refira-se que a banda não poderia ter desenvolvido um trabalho tão meritório sem o excelente apoio do município do Crato, que se verifica todos os anos, seja ele de que tendência partidária for. E assim deve ser, as instituições não têm partido!

A direção, músicos, maestro e monitores estão de parabéns mais uma vez!

A todos eles, desejamos votos de bom trabalho!

2014-05-27_221625