A Filarmónica do Crato marcou presença no IIº desfile nacional de bandas filarmónicas organizado pelo Movimento 1º de Dezembro (M1D) e a Câmara Municipal de Lisboa, encabeçado pelo deputado José Ribeiro e Castro. A embaixatriz do Crato foi novamente a representante do distrito de Portalegre. Este movimento contestatário nasceu após o anúncio da extinção do feriado nacional que marca a vitória dos portugueses contra os espanhóis e o seu domínio de 60 anos, entre 1580 e 1640. Infelizmente, a data da Restauração da Independência de 1640 deixou de ser feriado mas como ainda não coincidiu com um dia de semana (nos Santos já deu para sentirmos o atentado), alguns ainda não deram por isso. Ontem eram muitas as assinaturas já recolhidas para que o feriado seja reposto.
O evento teve lugar na tarde de 1 de dezembro de 2013 a partir das 14.30h e levou 18 bandas filarmónicas a desfilarem desde a Avenida da Liberdade aos Restauradores. Na citada Praça alusiva à Restauração ouviram-se as 18 Bandas interpretando conjuntamente os hinos Nacional, da Restauração e da Maria da Fonte. O momento foi de novo apoteótico!
Este ano o evento teve cobertura direta da RTP. A Filarmónica do Crato apresentou-se bem, com 40 elementos, cheia de juventude. Devemos ressalvar que entre o muito público nos Restauradores marcaram presença várias dezenas de pessoas ligadas ao Crato.
A deslocação foi no novo autocarro do município e a Câmara comparticipou praticamente na totalidade as despesas de alimentação. Enfim, foi mais uma digna jornada musical onde a velhinha Filarmónica do Crato muito dignificou o concelho do Crato e todo o distrito de Portalegre. O feedback tem sido bastante favorável tendo sido muitas as pessoas que já manifestaram o seu regozijo pela boa prestação da Banda.
Deixar comentário